É um concurso de canções com o objetivo de estimular a composição de temas musicais com acompanhamento vocal cujos textos (poemas) contribuam para uma maior visibilidade do mundo rural. Os intérpretes, a solo ou em grupo, apresentam-se em nome próprio, mas em representação de um dos municípios associados da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).
Edição 2025 — 4º Festival Nacional da Canção Rural
Rio Maior vence 4º Festival Nacional da Canção Rural
Andreia Coelho, do município de Rio Maior, foi a vencedora da quarta edição do Festival Nacional da Canção Rural, com a música “Marcha da Vindima”.
Em segundo lugar ficou o grupo Contos de Rei, de Praia da Vitória, Açores, com a canção “Amor de Lava e Vinho”, e em terceiro os irmãos Miguel Veloso e José Veloso, de Cantanhede, com a música “Tinta da Bairrada”.
Joana Teixeira, de Castelo Branco, interpretou a canção “Sangue do Chão” e venceu o prémio de Melhor Música.
O prémio Melhor Interpretação foi entregue a PAMA (Paulo Andrade), da Mealhada, que interpretou “Saudades de Ti”.
João da Ilha & Evandro Meneses, de Angra do Heroísmo, receberam o prémio de Melhor Letra, com a canção “A Casta do Benquerer”.
O concurso decorreu na noite de 28 de junho, em Borba, um dos municípios da Serra D’ Ossa detentores do título Cidade do Vinho 2025. Foi organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), contando com o apoio do programa Wine in Moderation, da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, e da Câmara Municipal de Borba.
Em palco apresentaram-se 14 concorrentes, em representação dos municípios associados da AMPV: lenquer, Angra do Heroísmo, Arcos de Valdevez, Barcelos, Beja, Borba, Cantanhede, Castelo Branco, Chamusca, Mealhada, Palmela, Praia da Vitória, Rio Maior e Viana do Castelo.
Prémio do Público Online
No seguimento da realização do “IV Festival da Canção Rural” que decorreu no passado dia 28 de junho em Borba, integrado na Cidade do Vinho 2025 – Serra D’Ossa, informamos que a votação para a atribuição do “Prémio do Público Online” irá decorrer entre as 8h00 do dia 9 de julho (quarta-feira) e as 24h do dia 17 de julho (quinta-feira).

